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Profissionais avaliados
R$ 800,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 600,00
MAIOR CUSTO
R$ 2.000,00
Índice
Contratar uma empresa para criar o logo da sua própria companhia pode ser relativamente difícil. Afinal, o logo é o que virá a se tornar a imagem pelo qual você será reconhecido no mercado, e precisa ser feito de maneira brilhante e estratégica. Existem múltiplas abordagens e estilos na hora da criação dessa imagem. Porém, é importante que ele seja coerente, principalmente, com a mensagem que a empresa deseja passar para o cliente, se mantendo fiel a uma determinada mensagem. Por isso, neste artigo, você irá descobrir quais são os principais detalhes da produção de uma imagem para a sua empresa e quanto custa contratar uma gráfica para criar logo, assim como o que está inserido neste valor. Aproveite e boa leitura!
O preço do serviço de criação de logo não tem grandes alterações em função da localidade ou da empresa contratada. As maiores mudanças são referentes à complexidade do serviço. Ou seja, quanto maior o número de versões, quantidade de cores, quantidade de revisões disponíveis etc., maior será o valor cobrado.
O preço de um design básico varia de R$600 a R$800 reais. Este tipo de serviço, geralmente, inclui:
Quem opta pelo design completo, precisa desembolsar um valor maior pelo serviço. Afinal, o custo total fica entre R$1.500 até R$2.000. Entretanto, você recebe uma arte elaborada com mais detalhes e que inclui:
Toda empresa que deseja ter presença de mercado precisa de um logo personalizado. Isso passa credibilidade e faz com que os clientes se lembrem mais facilmente do negócio. O logo é uma arte gráfica que representa o nome da empresa de uma forma específica, com layout próprio, cores específicas, bem como estilo de letra. Ela é colocada em cartões de visita, embalagens, no site do negócio e nas redes sociais.
As pessoas tendem a confundir logotipo com logomarca e acham que tudo é a mesma coisa. Porém, existe uma grande diferença entre ambos. O logo que estamos abordando neste texto refere-se ao logotipo, ou seja, à arte gráfica do texto da sua marca. Como mencionamos, ele envolve estilo de letra, cores e design específico. Todavia, não tem relação com a criação de um desenho associado às letras. Caso você queira que a sua identidade visual tenha algum símbolo, ícone ou desenho acompanhando o texto estilizado, precisa solicitar a um designer a criação de uma logomarca. Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo. A maçã mordida da Apple é uma logomarca. Já o nome Caixa, escrito em azul e com parte do X em laranja, é o logotipo da Caixa Econômica Federal.
Além de logotipo e logomarca, vale a pena você conhecer outros termos importantes relacionados ao design de uma identidade visual. O primeiro deles é o imagotipo, que funciona combinando o texto e a imagem em uma única arte. É o que ocorre com a Lacoste, por exemplo. Outro termo relevante é o isologotipo. O nome complicado indica a fusão entre texto e imagem em apenas uma arte. Aqui, não você não consegue desmembrar o ícone das letras, tudo é uma coisa só. Um bom exemplo de isologotipo é o usado pela Pizza Hut.
Como deu para perceber, o logo de uma empresa é algo bem importante. Afinal, ele será a representação do nome do seu negócio e a ideia é que seja usado por bastante tempo. Dessa maneira, é importante escolher um bom profissional e entender o que pode afetar o preço final da arte. Neste bloco, vamos conversar sobre os valores financeiros e, no próximo, daremos dicas para você fazer uma escolha consciente em relação à gráfica.
Como explicamos no início do texto, você pode optar pela criação de um logo básico ou escolher o serviço completo. Dependendo da sua decisão, os preços vão ser alterados. O logo básico é mais em conta, pois não oferece muitas possibilidades diferentes para o cliente. Então, dá menos trabalho para o designer desenvolver a arte. Já no logo completo, você consegue ter mais opções de ajustes e, assim, fica mais fácil deixar o resultado final exatamente da forma que deseja. Consequentemente, o profissional precisará gastar mais tempo no projeto, o que aumenta os custos.
O tempo de entrega do logo também é outro fator que afeta o preço do serviço. Em geral, as gráficas demoram cerca de duas semanas para entregar o resultado final. Todavia, caso você precise da arte mais rapidamente, pode pedir urgência no serviço. É claro que essa agilidade também terá um custo extra. Portanto, o ideal é procurar o serviço com antecedência, para se organizar e não ter custos adicionais.
Outro ponto bem importante que você precisa avaliar na hora de contratar uma gráfica é conhecer a qualidade do trabalho daquela empresa. Companhias que trabalham com design sempre possuem portfólio de projetos anteriores. Sendo assim, peça para dar uma olhada nesses arquivos, pois isso o ajudará a ter uma ideia do que esperar do serviço. Lembre-se que quanto mais renomada for a empresa e melhores os projetos desenvolvidos, mais caro sairá a criação do logo. Afinal, ela irá cobrar pela qualidade que oferece.
Comentamos anteriormente que os pacotes básico e completo oferecem quantidade diferentes de revisões. Entretanto, você pode solicitar revisões extras, além daquelas inicialmente acordadas. Só que isso também vai afetar o preço final do serviço, encarecendo o montante a ser pago. Mesmo assim, vale a pena fazer as revisões para ter a arte do jeito que imaginou em vez de economizar e sair com um logo que você não curtiu tanto. Até porque isso seria jogar dinheiro fora.
Dependendo do logo que você solicitar, é possível que a gráfica precise realizar muitas pesquisas ou estudos específicos para conseguir criar a arte desejada. Consequentemente, o valor final também vai aumentar. Dessa maneira, leve muitas referências para a gráfica quando for fazer o logo. Assim, o designer terá material suficiente para se basear e criar o projeto com maior tranquilidade.
Para aumentar suas chances de conseguir uma boa gráfica para criar o seu logo, nós separamos algumas dicas importantes de se ter em mente enquanto procura pela empresa ideal para a sua companhia. Vale lembrar que essas dicas devem ser utilizadas junto aos fatores que devem ser levados em conta na avaliação do preço. Assim, você será capaz de encontrar não apenas o negócio ideal para lhe ajudar, como também o mais agradável financeiramente. As dicas são:
Os apps de busca por serviços variados são ferramentas muito úteis para facilitar toda sua procura. Mas nenhum é tão eficaz quanto o GetNinjas. Esse app possui uma grande e variada lista de candidatos dos mais diversos serviços. Todos aptos a realizarem diversos tipos de serviços. E para aumentar ainda mais sua confiança no profissional que irá contratar, você poderá conferir a avaliação de outros antigos clientes, garantindo que a sua nota seja condizente com a mão de obra. Utilize o GetNinjas hoje mesmo e veja como ele vai facilitar a sua pesquisa de profissionais!
A experiência conta bastante para esse trabalho, visto que uma gráfica especializada em logo precisa contar com diversos trabalhos que comprovem a sua expertise no assunto. Tal expertise se reflete desde o momento do atendimento até a confecção estratégica do logo, decidida junto do cliente para o qual ela está realizando o serviço.
O portfólio fala muito sobre o trabalho do profissional. Quanto mais ele lhe agradar, mais próximo do seu estilo e gosto a gráfica estará, e maior serão as chances de você fechar um negócio. Um bom portfólio conta com, pelo menos, 7 a 10 trabalhos distintos, comprovando variação e habilidades de trabalhar com diferentes tipos de abordagens. Isso demonstra a capacidade da equipe disponível dentro da gráfica; Geralmente, ao chegar no local, a própria atendente já irá lhe passar o portfólio da empresa. Caso isso não ocorra, solicite uma versão, mesmo que seja a digital.
Por se tratar de uma empresa, é difícil que essa possua uma maneira de burlar a agenda e coloque o seu trabalho em frente aos demais. Por isso, sempre procure uma gráfica de criação de logo com grande antecedência. De preferência, o correto é um mês antes da data para qual precisa da imagem em mãos. Isso possibilita mais tempo tanto para a equipe do local realizar seu trabalho com maestria como também evita alguns atrasos ou imprevistos.
Para finalizar o texto de hoje, separamos algumas das dúvidas mais frequentes de quem precisa contratar uma gráfica para criação de logo.
Não necessariamente. Apesar da mesa digitalizadora ser interessante por trazer novas possibilidades para o seu trabalho, o designer gráfico não está totalmente preso a este equipamento para conseguir desempenhar suas atividades. É possível realizar as tarefas normais da profissão utilizando de ferramentas básicas como Photoshop e LightRoom. A mesa digitalizadora é um ótimo investimento para quem almeja mexer também com arte, mas não é tão necessária para os focados em design.
Isso é bem relativo. Enquanto a gráfica possui uma maior agilidade na entrega, mas um menor impacto na estratégia interna do seu negócio, a empresa de design gráfico é, geralmente, o contrário. Isso porque muitas dessas empresas também oferecem serviços mais relacionados a outros pontos do marketing de sua entidade. Por isso, é preciso avaliar bastante antes de tomar essa decisão. Caso esteja procurando alguém apenas pelo desenho, uma gráfica é mais recomendada.
Sim, dependendo de sua experiência. Entretanto, uma gráfica ainda é mais recomendada para este trabalho, principalmente se você ainda não sabe muito o que deseja como imagem da sua própria companhia. Isso porque os profissionais dentro da empresa já contam com uma enorme expertise de mercado, sendo mais capacitados na parte estratégica da imagem, adequando-a aos padrões necessários para utilização. Freelancers são ótimos em questões que envolvem mais liberdade de criação. Ou ainda, caso você já tenha uma ideia fixa do que quer e só precise que alguém a tire do papel. Agora que já sabe todos os pontos em relação a contratação de uma gráfica para a criação do seu logo, sua empresa está preparada para conseguir encontrar a entidade certa para este trabalho. Lembre-se de todas as dicas fornecidas ao longo do artigo. E não se esqueça de levar em consideração os fatores que fazem o preço da mão de obra subir, para que possa encontrar boas oportunidades de negócio. Esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje e que ele lhe ajude quando quiser contratar uma gráfica para criar seu logo!
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R$ 1.200,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 700,00
MAIOR CUSTO
R$ 2.500,00
R$ 800,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 600,00
MAIOR CUSTO
R$ 2.000,00
R$ 140,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 50,00
MAIOR CUSTO
R$ 1.040,00
R$ 10.000,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 100,00
MAIOR CUSTO
R$ 20.000,00
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