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Perguntas Frequentes
O que é segurança patrimonial?
A segurança patrimonial é algo essencial na vida de qualquer pessoa que tenha interesse em evitar riscos e até mesmo manter a integridade dos bens e valores de uma instituição. Esse serviço consiste em obter segurança a partir de gestões financeiras, vigilância patrimonial, atividades de inteligência e segurança digital, prevenção e combate de incêndios, dentre outras medidas que visam a proteção de bens de interesse de uma organização ou pessoa física.
Esse tipo de serviço é uma atividade estratégica que serve para evitar perdas patrimoniais, já que o dano causado por esses prejuízos podem prejudicar a empresa e impedi-la de alcançar seus objetivos.
Quais os benefícios da segurança patrimonial?
A prevenção de riscos é a principal vantagem desse tipo de serviço. A segurança patrimonial toma diversas medidas para evitar prejuízos a empresa ou pessoa contratante de seus serviços. Por esse motivo, os benefícios que englobam esse tipo de serviço estão relacionados a diversas metodologias, de diversas áreas, que promovem maior segurança a organizações que visam manter a integridade de seu patrimônio.
Sendo assim, podemos mencionar como principais métodos, medidas e benefícios da contratação de segurança patrimonial, os seguintes tópicos:
- Segurança digital através de programas e profissionais especializados na área;
- Contratação de vigilante patrimonial;
- Detecção de possíveis problemas que antecedem prejuízos;
- Elaboração de planos de precaução;
- Elaboração de políticas, procedimentos e normas de proteção;
- Utilização de recursos de segurança física, como: animais, barreiras, equipe de segurança, bombeiro civil, brigadistas, dentre outros meios;
- Gestão administrativa assertiva;
- Dentre outras medidas especializadas voltadas à segurança.
O que é preciso para contratar um segurança patrimonial?
Os requerimentos para contratação de segurança patrimonial irá depender do que é almejado pela empresa ou pessoa física interessada no serviço.
Como existem inúmeras medidas de proteção e segurança patrimonial, o cliente precisará identificar quais serviços ele precisa que sejam executados para contratar o serviço. Isso se dá pois, se a empresa possuir verba e infraestrutura para realizar o serviço de forma interna, pode ser mais interessante contratar uma equipe do que optar pela terceirização.
Caso o interesse, por parte do contratante, seja apenas por serviços mais específicos, a contratação de prestadores de serviço autônomos ou terceirizados pode ser muito interessante. Um bom exemplo é a contratação de um vigilante patrimonial.
Como escolher um segurança patrimonial?
No serviço de proteção patrimonial, o segurança de patrimônio, que também pode ser conhecido como vigilante patrimonial, é um profissional essencial para diversas situações. Por esse motivo, a escolha desse tipo de prestador de serviço pode ser uma tarefa difícil para quem não tem muita experiência no assunto. Entretanto, não precisa se preocupar, vamos esclarecer todas as suas dúvidas.
O vigilante patrimonial é encarregado de fazer a vigilância e proteção física de um determinado local, levando em conta os bens e pessoas presentes naquele ambiente. Por esse motivo, ao escolher um vigilante patrimonial, é necessário tomar as seguintes precauções:
- Verificar a integridade do trabalhador, ou seja, se possui as formações e treinamentos necessários para atuação;
- Verificar a quantidade de funcionários necessários para realizar a vigilância do determinado local;
- Providenciar o material e equipamento necessário para atuação do funcionário. Caso não seja optado por um serviço terceirizado, a instituição precisará fornecer uniforme, equipamentos de segurança, dentre outros materiais para a regularização do trabalho;
- Providenciar a infraestrutura necessária para contratação.
Quais os tipos de segurança patrimonial?
A segurança patrimonial é constituída de vários pilares que possibilitam uma proteção adequada. Cada pilar possui diversos recursos para tornar o serviço efetivo. Por esse motivo, a seguir abordaremos os pilares e seus respectivos recursos.
Podemos mencionar principalmente:
- Gestão administrativa: Esse pilar engloba todo tipo de planejamento, política, normas e procedimentos de segurança. Além disso, é responsável por realizar programas de gerenciamento de risco, gestão de continuidade de negócios e programas de gestão no geral, principalmente em setores de recursos humanos, financeiro, qualidade e desempenho, dentre outros.
- Segurança física: Esse pilar utiliza de meios físicos para impedir, dissuadir, dificultar e detectar acessos não autorizados, mantendo a segurança de instalações, equipamentos, ativos, e pessoas de um determinado local ou organização. São utilizados vigilantes patrimoniais, barreiras, bombeiros, sistemas eletrônicos de segurança, equipamentos para prevenção de riscos, dentre outros recursos para manter a segurança patrimonial.
- Atividades de inteligência: Esse pilar utiliza recursos de identificação e atividades sistemáticas para avaliação de possíveis ameaças ao patrimônio do cliente. Realiza troca de informações com agentes de inteligência de outras organizações para manter a integridade do patrimônio da empresa vigente.
O que é preciso para trabalhar como segurança patrimonial?
Para quem tem interesse em trabalhar em um dos principais pilares da segurança patrimonial, a segurança física, é possível atuar como vigilante patrimonial seguindo alguns requerimentos.
Sendo eles:
- Concluir e ser aprovado no curso de formação de vigilantes;
- Possuir certificado de formação reconhecido pela polícia federal;
- Idade mínima de 21 anos;
- Possuir registro no cadastro de pessoas físicas, ou seja, CPF;
- Ser aprovado nos exames de saúde e aptidão psicológica;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Ter instrução de quarta série do ensino fundamental ou superior.
Quanto custa contratar um segurança patrimonial?
O custo de um vigilante patrimonial gira em torno de R$ 2.500,00 e R$ 4.000,00 por mês. Lembrando que, a contratação de profissionais para proteção apenas contra pequenos furtos pode ter um custo menor, entretanto, a experiência do profissional, a região de atuação, as qualificações do trabalhador e a carga horária, são fatores essenciais que podem influenciar diretamente no custo do serviço.
Vale ressaltar que profissionais especializados em realizar turnos da noite que possuem porte de armas, treinamento de primeiros socorros, treinamento de brigadista de incêndio, dentre outras qualificações, acabam cobrando um valor mais elevado. Por isso, antes de realizar a contratação de um vigilante patrimonial, recomendamos que seja verificado quais requisitos são realmente necessários para efetivação na vaga disponível.
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