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Profissionais avaliados
R$ 3.800,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 1.700,00
MAIOR CUSTO
R$ 7.500,00
Índice
Você sabe o que é identidade visual? Este é um conceito nem sempre explorado por todas as empresas, mas que deveria, já que pode ter impactos diretos nos comportamentos de compra dos potenciais clientes, em seu reconhecimento no mercado e até mesmo no sucesso do negócio a curto, médio e longo prazo. Para entender melhor, é preciso saber para que serve a identidade visual com mais detalhes, bem como quais são os elementos compreendidos por ela. Isso já mostrará o potencial que o investimento pode representar à sua empresa e, consequentemente, seu ótimo custo-benefício. Continue com a gente para tirar suas dúvidas sobre o tema e, assim, entender como essa é uma ótima decisão para quem deseja ter uma marca reconhecida e com uma imagem bem sólida no mercado.
Depende muito de quais serão os elementos desenvolvidos, da complexidade do que for solicitado, da experiência do profissional ou agência responsável pelo serviço e até mesmo do tamanho da própria empresa. Porém, para ter uma base, podemos considerar o valor inicial de R$ 3.800. Os valores podem variar para mais ou para menos de acordo com o que tiver sido combinado entre as partes, bem como a quantidade de elementos que serão contemplados no projeto e os prazos de conclusão do serviço, entre outros fatores. Essa é uma estimativa calculada “por baixo”, ou seja, com alguns dos menores valores para cada um dos principais elementos de identidade visual, que são os seguintes:
É toda a informação gráfica que expressa quem é uma marca e que a diferencia de seus concorrentes. Basicamente, ela descreve tudo o que os clientes conseguem ver, do logo da empresa à embalagem de seus produtos ou ao interior de uma loja. Muito além de ser algo “meramente” gráfico, a identidade visual está diretamente relacionada com a identidade da própria marca, refletindo seus valores, emoções e as ideias que ela deseja passar ao público.
Porque essa é uma decisão que tende a trazer uma série de benefícios, como os seguintes:
A identidade visual tem um forte poder emocional. A Coca-Cola exala felicidade, enquanto a Heineken evoca a empatia e a Nike foca na liderança. Esses são apenas alguns exemplos de marcas que transmitem emoção, o que está diretamente relacionado com a identidade visual utilizada.
Mesmo que a sua empresa atue em diferentes segmentos, é importante que ela tenha uma imagem sólida e facilmente reconhecível, o que torna-se possível com uma identidade visual bem definida.
As identidades visuais ajudam a mostrar o que uma marca vende ou entrega mesmo sem que isso esteja explícito. A Amazon, por exemplo, tem em seu logo uma seta entre as letras “A” e “Z”, o que significa que ela tem tudo o que seus clientes podem precisar, “de A a Z”. Este é apenas um exemplo de como a identidade visual informa os consumidores, não apenas no logo, mas sim em todos os seus elementos.
Ter uma boa identidade visual ajuda a marca a se diferenciar de outras empresas do segmento, o que é determinante para sua consolidação no mercado.
Identidades visuais eficientes e bem definidas são capazes até de construir lealdade entre a marca e os consumidores, já que permite a eles fazer uma conexão entre os produtos e a própria empresa, algo que pode ir além da uma mera relação comercial e se transformar em algo de maior valor agregado, o que é excelente para qualquer negócio.
Depois de saber o que é identidade visual, pode ser que você tenha pensado em como essa é uma área ampla e que abrange uma série de elementos de uma marca, o que de fato é verdade. Uma boa identidade visual compreende os seguintes elementos:
Tudo o que está incluso em uma identidade visual é importante e tem o seu valor, mas o logo é um dos principais elementos, sem sombra de dúvidas. Afinal, ele basicamente atua como a identidade da empresa, exibindo seu conceito, os produtos e serviços oferecidos e até o estilo da marca. Há vários tipos de logo, dos abstratos aos mascotes e emblemas, e a escolha pode ser feita de acordo com o que a empresa preferir, sempre tendo como uma base importante as opiniões e sugestões do designer ou da agência responsável pela prestação do serviço.
O manual de identidade visual deve trazer instruções claras e consistentes sobre como a marca deve ser visualmente representada em quaisquer momentos e situações, ou seja, é determinante para quem deseja ser consistente com a sua identidade. Este é um guia técnico que mostra os padrões visuais que devem ser seguidos pela marca ao longo de toda a sua trajetória, o que deve ser refletido das publicações que ela faz em suas redes sociais à embalagem de seus produtos e aos elementos de papelaria usados por ela.
A tipografia é responsável por ajustar o texto dentro do design escolhido pela marca. Em outras palavras, consiste na aparência dos textos que fazem parte da identidade visual, os quais devem endossar a imagem da marca não apenas em seu conteúdo, mas também em sua forma. A escolha de uma boa tipografia fortalece ainda mais a identidade visual, já que ajuda com a padronização das ideias, emoções e sentimentos que se deseja transmitir.
Ter um site é, hoje, quase uma obrigação para as empresas, independentemente de qual seja seu porte ou segmento, dado o grande número de usuários de internet no Brasil e em todo o mundo. Logo, este é um meio importante de encontrar aquela marca. Quem sabe o que é criação de identidade visual entende que o site é uma das principais fontes de sua divulgação, já que pode ser facilmente acessado por qualquer pessoa a qualquer momento. Por isso, todos os elementos da identidade também devem estar claros no site.
Assim como os sites, as redes sociais são fundamentais, especialmente para conseguir ter um contato especial e ainda mais direto com o público, e manter a uniformidade na identidade visual é de suma importância para fortalecer ainda mais a imagem da empresa. Isso não significa que todas as publicações serão iguais, já que elas devem seguir as propostas e formas de conteúdo preferidas de cada mídia social, além de temas que estejam em alta e possam gerar engajamento. Porém, deve ser fácil reconhecer que todos eles pertencem à mesma marca.
O e-mail é um meio de contato bastante pessoal e direto, ainda mais que as redes sociais, e certamente não deve ser esquecido em meio à identidade visual. Ter uma assinatura de e-mail personalizada de acordo com a identidade é mais uma forma de mostrar a uniformidade de todo o projeto, desde os itens e elementos que visam atingir ao público em geral até os meios de comunicação mais particulares.
Mesmo em um mundo em que o digital tem tanta força, não podemos esquecer dos papéis e documentos físicos, justamente onde entra a papelaria, com destaque para o papel timbrado. Embora seja um elemento relativamente simples, sua presença ajuda no fortalecimento da imagem da marca, além de trazer a ela mais credibilidade e de também atuar como uma forma de divulgação, embora usada em fins bem específicos.
Outra poderosa ferramenta de divulgação do mundo “físico” é o cartão de visitas, que podem ser feitos para vários colaboradores da empresa, independentemente de seu nível hierárquico. Este é um meio bem tradicional e que costuma ser associado quase que inconscientemente à credibilidade da empresa, e nada melhor que reforçar sua identidade visual também nos cartões de visita.
Hoje em dia, temos diferentes significados para a palavra banner. O primeiro deles, e mais tradicional, define uma peça publicitária em formato de bandeira, feita em tecido, plástico ou papel, e que pode ser pendurada em paredes, postes, exposições, pontos de venda e afins. Quando comentamos sobre o que está incluso na identidade visual, na maioria das vezes refere-se a este elemento, mas ele também pode ser considerado como os banners usados nos sites, com mensagens publicitárias e que costumam ser inseridos em outros sites que não no da empresa. Seja qual for a aplicação, é importante que a identidade visual seja bem representada em ambos.
Outros meios bastante tradicionais são os folders, ou flyers, que podem ser feitos para várias finalidades, de divulgar a empresa a algum evento ou promoção exclusiva, por exemplo. Embora sua temática possa variar de acordo com o conteúdo, é importante que eles tragam os elementos de identidade visual para que não soem como algo que não pertence à empresa.
Se uma empresa estiver dando seus primeiros passos, mas já possuir uma identidade visual completa, isso transmite imediatamente muita credibilidade a ela, já que os clientes perceberão, ainda que em seus inconscientes, todo o cuidado que ela tem com o estabelecimento de sua marca. Além disso, com toda a riqueza de um manual de identidade visual, a empresa poderá se adaptar a tudo o que enfrentar, como um desejado crescimento significativo. Mesmo que isso aconteça de uma hora para a outra, ela saberá como deve lidar com a questão gráfica. Quando falamos sobre quanto custa um projeto de identidade visual, fica claro que esta é uma despesa significativa para a empresa, mas que, por outro lado, deve ser vista como um investimento, já que o potencial de retorno é muito grande a curto, médio e longo prazo.
Essa é uma tarefa que deve ser realizada por um designer, profissional que não apenas possui conhecimento prático das ferramentas a serem utilizadas como também o conhecimento técnico de entender o que o cliente deseja e, assim, oferecer as melhores soluções possíveis para suas demandas. O serviço de criação de identidade visual também pode ser prestado por agências de design, publicidade e marketing, que contam com um corpo multidisciplinar capaz de ter ainda mais insights e ideias relevantes para aquele projeto. Seja quem for o escolhido, é importante optar por quem já tenha alguma experiência na área. Para isso, uma boa dica é pedir para ver o portfólio dos profissionais e agências com identidades visuais já criadas por eles, o que comprova, na prática, seus conhecimentos e experiências. Depois de saber para que serve a identidade visual e como este é um conceito poderoso para o crescimento e o estabelecimento de uma marca no mercado, é bem provável que o seu interesse tenha aumentado. Neste caso, aproveite a oportunidade para dar um passo importante rumo ao sucesso da sua empresa.
Projeto de Identidade Visual
R$ 10.000,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 2.000,00
MAIOR CUSTO
R$ 90.000,00
R$ 3.800,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 1.700,00
MAIOR CUSTO
R$ 7.500,00
R$ 495,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 250,00
MAIOR CUSTO
R$ 745,00
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