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A reforma das rodas do carro não costuma ser um serviço tão caro, além de melhorar a aparência do veículo como um todo e proporcionar mais segurança. Afinal, as rodas servem não somente para fazer o veículo andar ou deixá-lo mais bonito. Em resumo, elas ajudam na transmissão da força gerada pelo motor e freios para o solo e suportam o peso do carro, principalmente nas curvas, acelerações e desacelerações. Mas, vale a pena mesmo reformá-las? Como funciona o processo? E, o principal: como cuidar das rodas do carro? Descubra todas essas respostas abaixo!
Em casos de pequenos amassados e raladuras, que podem ocorrer em virtude de asfaltos mais esburacados ou toques sutis no meio-fio, a reforma de rodas resolve esses problemas. Além disso, o serviço pode sair até 85% mais barato do que a troca das mesmas. Você sabia disso? Porém, o valor da reforma das rodas varia conforme o modelo e o estado em que se encontram. Geralmente, o serviço é realizado por oficinas especializadas em estética automotiva.
O modelo e o tamanho do aro influenciam a reforma das rodas do carro, que podem ser de liga leve de alumínio e silício ou aço. Para remoção dos riscos, que é um dos problemas mais comuns, como regra geral, quanto maior a roda, maior o valor do serviço, por unidade. Assim:
No entanto, para carros importados, o valor de simples reparos pode chegar a até R$ 500,00. Mas, ainda sim, comparando o valor do conserto com o valor das rodas novas, percebe-se o quanto pode valer a pena fazer os reparos. Afinal, o preço de uma unidade de roda zero pode variar entre R$ 350 e R$ 5.000, dependendo do modelo. Já os amassados, são um pouco mais difíceis de identificar do que os riscos. Contudo, as trepidações do volante podem ser um sinal de que algo está errado. O valor do reparo do conserto é similar ao preço da reforma das rodas com riscos.
O estado em que a roda se encontra também influencia no valor da reforma. Contudo, vale lembrar que, em casos de danos mais sérios, o mais seguro é realizar a troca. Afinal, tais problemas são tão perigosos quanto às falhas nos freios, podendo fazer até o motorista perder o controle do veículo. Além disso, podem prejudicar a suspensão, se o carro estiver bastante carregado, corre o risco do pneu estourar e acarretam perda de potência e aumento no consumo do combustível. E, em primeiro lugar, a reforma das rodas tem a função de reparar apenas a parte estética do veículo. Outro caso que não é tão interessante trocar as rodas, é quando essas são feitas por aço, uma vez que o valor de uma nova é bem próximo ao custo da reforma.
A decapagem é uma espécie de limpeza, realizada antes da pintura das rodas. Trata-se de um processo que retira toda e qualquer impureza ou óxido da superfície metálica da roda, que podem vir a prejudicar a pintura. Com a decapagem, não há divergências na coloração utilizada. E, para que o serviço fique ainda mais impecável, é realizado o jateamento, a fim de corrigir possíveis defeitos.
Para cada um dos danos, existe um tipo de reforma de carro que é mais indicado. Rodas amassadas e/ou empenadas precisam ser ajustadas, assim como os riscos, que para serem removidos, podem ser pintados. Mas, mesmo que a roda não esteja apresentando algum desses problemas que foram citados, pode-se optar pela diamantação, que confere uma nova aparência às rodas do veículo. Entenda agora um pouco mais sobre cada um desses tipos de reforma de rodas.
Os buracos presentes no asfalto são os principais causadores dos amassados e empenamentos nas rodas dos veículos. Para remover os amassados, o local é aquecido com um maçarico, que tem a finalidade de amolecer o alumínio. O passo seguinte é desentortar o dano e aguardar o resfriamento da peça. Já as rodas empenadas são direcionadas a um torno mecânico, ferramenta utilizada para a correção de problemas como esse.
A pintura eletrostática é um processo que utiliza aplicação de cargas elétricas opostas para fixação da tinta nas rodas do carro. Depois disso, a roda é submetida a temperaturas altas, algo em torno de 250°C. Assim, a tinta se liquefaz e endurece, provocando a formação de uma película resistente e um acabamento melhor.
A diamantação é outro tipo de reforma de rodas de carro. Nele, a roda, depois de pintada, é colocada inicialmente no torno mecânico e depois em outra ferramenta, que recebe o nome de diamante. Antes da diamantação, a roda é pintada com uma cor mais escura no fundo, o que favorece o contraste com o brilho causado pelo processo.
É importante ressaltar que, depois de qualquer reforma de rodas, é necessário realizar o alinhamento e o balanceamento do veículo. O alinhamento, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de alinhar o ângulo dos pneus ao volante. Já o balanceamento atua corrigindo possíveis desequilíbrios e vibrações das rodas. Por fim, a cambagem é um ajuste no ângulo da inclinação das rodas do carro em relação ao plano vertical, a fim de controlar o rolamento ou resolver amassados e empenamentos. Em síntese, todos esses três procedimentos ajudam a verificar se, depois da reforma, as rodas estão realmente em bom estado.
O primeiro passo para identificar se é preciso ou não realizar uma reforma nas rodas do carro é sempre observar o estado das mesmas. Mas, o veículo também dá outros sinais de que elas precisam de reparo. Um dos principais já mencionamos, que são as trepidações no volante. Além disso, dificuldades em fazer manobras e perda da velocidade são outros sinais que podem indicar que as rodas precisam de uma reforma. Outra situação que é preciso realizar a reforma das rodas é quando o veículo sofre algum tipo de acidente, como uma batida ou capotamento.
O tempo para finalização do processo de reforma de rodas pode variar conforme o nível dos danos. Porém, em geral, o carro costuma ficar na oficina entre dois e três dias. Contudo, arranhões e os ricos costumam levar mais tempo para serem ajustados. Isso ocorre devido ao acabamento em epóxi presente nas rodas. E, para que elas sejam pintadas, precisam passar pelo processo de decapagem. Já no caso das rodas amassadas ou empenadas, mesmo o processo sendo mais rápido que os reparos na pintura, ele ainda demanda bastante tempo. Isso ocorre devido à exposição ao superaquecimento e posterior resfriamento da peça.
Como já falamos, dependendo da situação, a reforma das rodas não é possível. Nesses casos, é realizada a troca. No entanto, não são poucos os motoristas que, na intenção de deixar o carro com uma aparência mais "bonita" e/ou "agressiva", acabam optando por rodas maiores. Acontece que, ao utilizar rodas com diâmetro maior daquele especificado no próprio manual do carro, compromete a sua performance, o conforto e todo o sistema de suspensão do veículo. Também há risco do pneu estourar, de haver um aumento do consumo de combustível e da sensação de perda de potência.
Os cubos das rodas, também chamados de suporte do disco ou tambor do freio, é onde ficam localizadas as porcas automotivas. Cuidar desse item é importante tanto para manter a saúde das rodas do carro quanto para a segurança dos motoristas e passageiros. E, para evitar a reforma das rodas do carro com frequência, a manutenção dos cubos deve ser realizada a cada 20 mil quilômetros. Durante este processo, folgas são removidas e a lubrificação é verificada e ajustada. É importante também ter atenção quanto ao tipo de graxa utilizada, devendo-se evitar os tipos errados e com qualidade inferior. Isso pode fazer com que o cubo perca a lubrificação e se desgaste mais rápido. Por fim, tenha atenção com pancadas muito bruscas e locais com muita água. No primeiro caso, os cubos podem entortar, prejudicando a roda como um todo. No segundo, regiões alagadas contribuem para a oxidação, reduzindo também a lubrificação dessa peça.
Confira agora algumas dicas importantes para cuidar das rodas do seu carro. Assim, é possível preservar este item por mais tempo, evitando as reformas.
As rodas do carro precisam ser limpas. Muitas vezes, o aspecto envelhecido é apenas devido à sujeira. A limpeza pode ser realizada toda semana, ou então sempre que o carro passar por muita lama e/ou poeira. Além das rodas, as porcas automotivas também precisam ser limpas. Para isso, devem ser utilizados pincéis ou, até mesmo, escova de dentes. Tais utensílios ajudam na remoção da sujeira acumulada. O recomendado é realizar a limpeza sempre com produtos adequados, à base de glicerina. Jamais utilize qualquer substância que contenha derivados do petróleo, como a querosene. É importante também secá-las bastante após a lavagem, sempre com panos de microfibra. Afinal, os minerais presentes na própria água podem manchar rodas.
Sabia que os pneus murchos também prejudicam bastante as rodas do carro? Isso ocorre porque, ao passar por terrenos com mais buracos, os pneus murchos aumentam a probabilidade de furos nas rodas, devido ao peso do carro. Por isso, não deixe de calibrá-los, mas lembre-se também de não ultrapassar o limite de pressão recomendado no próprio manual do carro.
Assim como a calibragem, mantenha sempre em dias a manutenção do carro como um todo. Nesse sentido, a cambagem e o balanceamento são os dois procedimentos considerados muito importantes, no que diz respeito aos cuidados preventivos com as rodas do carro.
Sempre que possível, tente evitar os buracos: eles são um dos maiores vilões das rodas do carro e uma das maiores razões para amassados e empenamentos. Mas, se não tiver nenhuma alternativa para desviar deles, passe com uma velocidade mais baixa e com bastante atenção.
Na hora de estacionar, tenha atenção ao meio-fio, calçadas mais altas e vagas apertadas, evitando a proximidade. Essas atitudes evitam não somente os arranhões nas rodas, como também furos nos pneus. Como estão as rodas do seu carro? Estão precisando de uma reforma ou de manutenção? Cuidando do seu veículo, você também cuida da sua segurança. Por isso, não deixe o reparo para depois: acesse a plataforma Getninjas, para encontrar um profissional especializado em reforma de rodas perto da sua casa!
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